terça-feira, 17 de junho de 2008

Quem com ferro fere...

Te direi quem és, como diria o Lu. Pois vejam só a situation. Eu vivo dizendo que carioca é meio (muito) mal humorado na rua. Assim, se alguém esbarra em você, segue direto e nem se digna a dizer um "Foi mals". E se você esbarra em alguém, ou a pessoa te fuzila com o olhar como se você já viesse planejando isso há meia quadra atrás ou ainda se você vira pra pedir desculpas acaba falando com o vento pois a pessoa já se encontra lá longe e nem tchum pro esbarrão.

Isso realmente marcou no Rio. Há quantidade de gente de cara amarrada. Mas, vamos lá. Estava eu hoje na parada de ônibus esperando o 4742 com todos os radares ligados para não permitir que o ônibus escapasse (pegar ônibus no Rio merece um post só pra isso). Avistei então o dito cujo de longe e mais do que depressa corri pro meio fio pra fazer a parada. Nisso, fiquei entre dois homens. O da frente não percebeu minha chegada sutil e fez sinal com a mão também. Quando ele se virou pra pegar o ônibus, o cotovelo dele deu de encontro no meu ombro. Eu, por algum motivo cabalístico qualquer, me irritei. O homem pediu desculpas quase que automaticamente, mas eu "defequei" pra ele e virei de costas pra subir no busão. Antes de subir, o homem ainda me perguntou se aquele ônibus ia pela praia. Eu respondi que sim, mas foi um "sim" completamente automático. Sem um tiquinho de boa vontade.

Entrei então no busão e enquanto me acomodava fiquei pensando qual havia sido o pecado tão grande do seu menino pra eu ter sido tão nojentinha assim. Nenhum, afinal, ele não me viu atrás dele. E ainda pediu desculpas! E eu fui asquerosa...uuuughhh.... Pensei comigo mesma: "Quem te viu, cedo madruga..." (inspirada nas quotes do Lu) e quase volto lá pra me desculpar, mas meu juízo avisou que podia pegar mal.

Whatever, isso me fez pensar que talvez o cariocas não sejam tão irritadinhos e chatos na rua. Talvez eles sejam pessoa lecáis, amáveis, lindrias, que acreditam num mundo melhor, mas que por algum motivo qualquer se irritam quando alguém esbarra neles na rua...er...er... assim como eu. :-)

Então, sendo assim, com esse postículo eu redimo os cariocas dos seus pecados... e eu dos meus também...heheheheh...

Fui!

8 comentários:

Raphael Michilis Marques da Fonseca disse...

hehehehehehe!!! Um perdao um tanto quanto conveniente, nao? huahuahau!!
Marcy, ja te falei, vc deve escrever um livro, se acha que nao, entao comeca escrevendo cronicas e mandando pros jornais ai do Rio mesmo, tenho dcerteza que algum vai se interessar. Ahhh se eu tivesse esse talento.
Adoro seus posts.
Saudades de tu dona menina
Xero,

Marcus Breda disse...

hum.. de repente ele não era carioca... :P

Anônimo disse...

Oi Marcy! Depois de um tempo apareci!

Tenho NOTICIAS!!!! A Su deve estar "dando a luz" nesse momento! A Ana Beatriz deve estar nascendo agora! Vai ser cesariana!

Bjos!

Ellen

gretchen disse...

Ps.: ...ou poderia te fazer pensar que, além da educação, a falta dela também é contagiosa.

Ps. 2: se fosse pra mim que o cara tivesse perguntado se o ônibus ia pra praia, eu responderia: se colocar um biquini nele, ele vai! hehehehehehe

Ps. 3: sim, tow na área, se derrubar é penalty!

Lisias disse...

Mau-humor é contagioso, e a todo mundo anda meio que no automático - se eu te contar o que eu vejo na rua aqui em Sampa, vai fazer parecer o Rio o "Domingo no Parque" do Silvio Santos... :-D

Aliás, se eu contar o que acontece no Metrô, o Rio vira o Show da Xuxa! :-P

Bia disse...

oi Marcy!!
Que engracado, conversei algo parecido sobre esse negocio de auto-reflexao.. mas foi em relacao a preconceito.
A sociedade japonesa eh tao "polite" ate demais qd se trata de atendimento ao publico, mas no dia a dia esquecem totalmente disso! Hj eu vi um olhar maligno de uma senhora para um salaryman qd ele se esbarrou nela para pegar um lugar no metro. Affff vcs precisam ver como eh a corrida dos japas por um lugar no metro. Incrivel! E qd tem uma senhora ou senhor de idade por perto, eles fingem que estao dormindo...
beijoss

Marcy disse...

Ah Pink, o metrô no Rio "é o que há". Já vi pela TV o stress no metrô de Sum Paulo e me tremi todinha. Cruzes!
Biaaaa, é como diria o Lu "Diz me com quem andas, com ferro será ferido". A gente quase nunca presta atenção no nosso teto de vidro. Humpf!
Fuio!

Anônimo disse...

hehehe
pimenta nos olhos dos outros é refresco.
wiiiiiiiiii