sexta-feira, 22 de junho de 2007

Coisas "estronhas" - Parte I

Desde que cheguei nessa terra de pessoas loiras dos olhos azuis e loucas por chimarrão coisas estranhas tem acontecido com a minha pessoa. Óbvio né? São as experiências imprimindo suas marquinhas (que gay!) nas nossa vida.

Por exemplo, hoje em dia eu já me pego falando que um dia com 18º é um dia "quente" (?!?!). Sendo que lá em Manaus quando a temperatura baixava para uns 25% eu pegava logo um casaquinho e achava ótimo dormir bem agasalhada porque estava muito frio. People change...

Mas nada se compara ao que aconteceu nessa quarta-feira. Nunca no meu são juízo imaginei que um dia ia torcer contra o Brazil e - "peor" - a favor da (arrrgh) Argentina. Quando estava lá em riba, as coisas eram bem simples. Se tinha final de alguma coisa - qualquer coisa - e tinha um time brasileiro nela, obviamente que devíamos torcer pelo time brasileiro. Sempre foi assim desde que me entendo por gente. Por isso estranhei quando cheguei na época da final do mundial e fiquei sabendo que o Tomate daqui (nome fictício I) ia jogar contra o Madrid (nome fictício 2), vi que tinha um monte de gente torcendo contra. Adotando o meu comportamento padrão pensei logo em torcer pro time brasileiro. Quando via os berinjelistas (nomenclatura fictícia para quem torce pelo Berinjela que também é um nome fictício... e por aqui termina a ficção!) falando em secar o jogo do Tomate e coisas assim achava que num era tão sério. Até que um dia escutei de uma amiga berinjelista "Ah tá certo que nós somos brasileiros, temos que torcer pelo Brasil... mas é o Tomate né? Tem mais é que perder!". Euzinha com meus pensamentos "Povo estranho...".

Tempo foi passando e fui tendo mais oportunidade de conhecer os torcedores de ambos os times. Uma coisa é verdade, o pessoal aqui é fanático por futebol mesmo. Negócio seríssimo! Uns detalhes aqui, outros ali e acabou que apesar de não escolher time nenhum para torcer, terminei escolhendo um pelo qual NÃO torcer: o Berinjela. Por n razões fui tomando um "abuso" pelo Berinjela -graças ao berinjelistas doentes- que aconteceu o que aconteceu na final da Libertadores.

Decidi que não ia torcer contra o Berinjela, mas também não ia torcer a favor. Porém a cada berinjelista que escutava o ódio ia crescendo no meu coraçãozinho puro e imaculado e até aquele momento, patriota.

Eis que chega o grande dia BerinjelaXNariz Seniors da Argentina (mais um nome fictício... juro que é o último!). O trânsito na cidade um caos. Mas isso num era motivo pra ficar com raiva do Nariz ou do Berinjela, se fosse qualquer outro time a cidade estaria um caos de qualquer jeito.
Decidimos então alugar um filme e fomos assitir na companhia de Thiago Thiago e Kenia. O filme terminou faltando uns 30min pra terminar o jogo. Então pensei: "Pra quê vou dormir agora? Se o Berinjela ganhar vai ter gritaria e fogos se ele perder também (os tomates fazendo festa). Vou assistir então o resto do jogo."

Antes de relatar a cena marcante dessa quarta-feira, é necessário colocar aqui um micro diálogo que se repetiu mais de uma vez durante as duas últimas semanas com algumas variações entre mim e Glaucichata sobre para quem torcer na final:

Glau - Bocó, acho que os tomates devem torcer pelo Berinjela né?
Eu - Num sei... (aquele "num sei" do tipo "eu acho que não...")
Glau - Ah, eu acho que sim. É Brasil. E contra a Argentina! Num dá pra torcer a favor da Argentina...
Eu - Sei não.. (mesmo sentido do anterior)
Glau - Bem... eu vou torcer pelo Berinjela... Sou brasileira!
Eu - ...

Continuando. Estou no sofá, super empolgada (morrendo de vontade que aquela chatice acabasse logo e quem tivesse que gritar gritasse ou soltar foguete soltasse para que enfim eu pudesse dormir) no sofá quando, finalmente, o Nariz faz seu primeiro gol. Tomada por uma satisfação insana, rapidamente procuro controlar meus impulsos "Não vou tripudiar! Não vou tripudiar!" e então escuto um "Yesssssssss!!!! Uhuuuu!!!" do meu lado e vejo a Glau com um sorriso de orelha a orelha batendo os pés no chão toda contente.

Eu - Hein?!?!?!?!
Glau - Ahhhhh bocó, num dá pra torcer a favor do Berinjela!!! Num dá!!!! - E saiu rodopiando pela casa, dançando só no sapatinho e mandando beijos para espectadores imaginários. Tá, essa última parte eu inventei (ficção de novo... er..), mas que ela tava louca pra fazer isso, ahh tava!

E é isso gente!!! Coisas estranhas acontecem comigo por aqui. Fico pensando como pra maioria do pessoal daí de cima deve ser "reprovável" nossa atitude... mas, só quem está aqui pra saber. Eu tento manter minha sanidade, mas está cada vez mais difícil.. :o)

10 comentários:

Tiemi disse...

Hahahah, me amarrei nos nomes fictícios, principalmente o berinjela =P Eu tb mudei aqui, mas acho que faz parte né, mudei quando fui pra Manaus e agora mudei de novo quando vim pra cá. Bom, eu tb não torço pra nenhum time (nem sabia o que era a libertadores até algum tempo atrás), na verdade eu estou é pegando raiva dos dois times (berinjela e tomate) pq é muito chato vc não poder ir dormir, assistir tv ou ler um livro em paz em dia de jogo (jogo envolvendo um desses dois times). No nosso condomínio tem uma parte que torce pro berinjela e outra que torce pro tomate e pra nossa falta de sorte o s blocos perto do nosso torcem pro tomate e como o berinjela perdeu os dois ultimos jogos os tomates fizeram a festa. Foi gente saindo nas janelas gritando, gente soltando fogos, bandeiras na sacada com uma cruz no meio, uma coisa de louco. É engraçado que, ao mesmo tem po que eu estou pegando raiva desses dois times, eu estou aprendendo cada vez mais sobre futebol, as regras, os campeonatos, dias de jogo....
Ah, eu tb voltei a achar que 18 graus tá quente, depois de três anos em Manaus já estava achando que 23 graus já era friozinho.
Outra coisa que mudou aqui tb foi minha alimentação. Antes de ir pra Manaus comia muita verdura, fruta e iogurte, lá não comia quase nada disso e agora voltei a comer tudo de novo (mas com moderação). Tb estou tomando muito chá, coisa que não fazia antes.
Bom, acho que já escrevi demais (post grande, comentário grande) =P

Marcy disse...

É Ke, se lá em Manaus eu já tinha meus motivos para achar que a quarta-feira era o pior dia da semana ("televisicamente" falando), aqui arranjei mais. Ninguém merece mesmo a histeria do povo nas noites de jogo...

Anônimo disse...

Hahahahahah... Eu digo que eu, daqui mesmo, peguei abuso dos dois times (berinjela e tomate) por causa do fanatismo das torcidas e, pior ainda, por causa do fanatismo de um locutor de rádio daí. Ouvi duas vezes ele sacaneando os times que perderam duas partidas contra essas duas hortaliças (nem sei se são mesmo :D), e desde então passei a não torcer por ambos os times... Mesmo sabendo de seu apreço pelo tomate... :P

Mas nessa última partida do berinjela, eu não vibrei pelos gols do Nariz... Acho que meu espírito patriota ainda é mais forte...

gretchen disse...

Ai Marcia, os berinjelas são odiados no Brasil todo pelo jeitão esnobe, e até mesmo Argentino, de ser. Foi o único time que, quando estava às portas do rebaixamento anos atrás, tava todo mundo dizendo "pega, bandi-besta, eu acho é pouco", ao contrário das reportagens sobre o Flu, por exemplo, em situação semelhante. Eu, daqui, torci contra, imagina eu aí!!! hehehehehe

Anônimo disse...

Ehhh Marcy...

Vc sentiu o q eu sinto quando a seleção brasileira joga (e vcs quase me espancam soh pq eu quero q ela perca para os times pequenos...)
Como diria um deitado: "Quem com o ferro fere e te direi quem és".
Normalmente eu nunca nem me importaria com essa final, mas como era o Berinjela q tava jogando lembre do nosso amigo fanático Alex... como são as coisas hein?
Ah, para mim 18 graus continua sendo frio de rachar (aqui tah fazendo um solzão hj - 36 graus)
Cheers,

Luciano

Lisias disse...

Se a vida te dá um limão, faça uma limonada... ;-)

Ou, melhor ainda, se a vida me dá uma beringela e um tomate, como bão italiano paraguaio que eu sou, faço uma lasagna de beringela!! (D-E-L-Í-C-I-A !--1) :-D

http://kafkanapraia.blogspot.com/2006/01/lasanha-ou-lasagna-de-berinjela.html

Minha alimentação também mudou um bocado por aqui, mas acho que exagerei... Fruta aqui é super barato (caracoles... fazia tempo que não comia tanto caqui e figo!) - mas o verdadeiro culpado pelo aumento do meu peso (:-() foram os queijos, vinhos e massas...

Meu, até padaria aqui vende queijo decente, vinho bom e azeite que vale o que cobram... :-)

Bom, o jeito é andar pra queimar calorias, né? :-P

Lisias disse...

Hummm... Lasagna di melanzana con pomodoro ...

( yep... mais calorias para serem queimadas... X-P )

Alex R. disse...

:'(
Achei teu texto muito legal Márcia e ri muito dos nomes fictícios...
Só que pra mim num teve final feliz...
Beijos!

Bia disse...

huahauahaauaha!!!
E eu que tenho amigos tomates por aqui e vivem dizendo que sao campeoes do mundo!
Mas confesso que eu estava torcendo para o berinjela.. assim no fundo no fundo! Porque ai o Cristiano Trein iria ver o jogo aqui do lado em Yokohama ai finalmente a gente poderia se encontrar!... Porque jah se passaram 1 e 3 meses que nos despedimos no aeroporto de Narita e ele nunca veio para Tokyo... e quando eu fui para a cidade dele... ele estava madrugando no lab e nao pode jantar comigo... hehehehe
beijos

Bia disse...

digo 1 ano e 3 meses