sábado, 9 de junho de 2007

Homenagem...

Mês passado, estando longe de casa e pensando no que dar para minha "madresita" pensei muitas vezes em escrever alguma coisa bem legal aqui para homenagear as mães. Porém, por outros compromissos, falta de capacidade de me concentrar e escrever o que fosse acabei deixando de lado. Então ontem, enquanto lia antes de dormir (momento raro ultimamente) achei um texto muito interessante sobre elas: as mães. Assim, ainda que atrasada, aí vai uma homenagem ao Dias das Mães.

"Quando estávamos indefesos no berço, nossa mãe nos dedicou cuidado e proteção, para que pudéssemos crescer fortes e sadios. Se ela não tivesse nos alimentado, ou pedido a uma outra pessoa que o fizesse, com certeza teríamos morrido.

Ela salvou nossa vida, quando crianças, vez após vez, protegendo-nos de cair, de comer coisas que nos deixariam doentes, de nos aproximar demais do fogo, da água, do trânsito. Ela nos deu de comer e de vestir, nos lavou e manteve limpa nossa casa. Pense em quanto teríamos que gastar agora para que alguém viesse limpar a casa ou cozinhar para nós. Hoje em dia, quando alguém nos oferece uma xícara de chá ou uma pequena coisa sem pedir pagamento, consideramos a pessoa imensamente bondosa. Esta bondade, porém, esmaece em comparação à generosidade de nossa mãe."

Texto extraído do livro "Portões da Prática Budista".

Na linhagem budista que sigo, para desenvolver a compaixão é importante meditar sobre a bondade da mãe. Para os tibetanos não existe melhor exemplo do que esse. É claro que no ocidente as coisas não são bem assim. De qualquer forma, sou muita grata por minha mãe se encaixar perfeitamente nesse exemplo. Obviamente tivemos nossos momentos difíceis, mas algumas experiências tem o poder de nos abrir os olhos e o coração.

Sendo assim "Feliz Dia das Mães" para todas as mães do mundo!

Nenhum comentário: